01 ABR 2014
Tapira sedia conferência da Saúde do Trabalhador

Tapira sediou nesta segunda-feira (31), a pré-conferência da saúde do trabalhador e da trabalhadora, promovida pelo Cerest/Araxá em parceria com a Prefeitura / Secretaria Municipal de Saúde.

O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal e contou com a participação do Secretário de Saúde,, Moisés Cunha, do coordenador do Cerest, Vicente Paula Rezende e de representantes dos Conselhos de Saúde de Araxá e Tapira.

Durante a conferência, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Henrique Duarte Valeriano, apresentou o resultado de um levantamento feito no município, pelos agentes comunitários de saúde, que retrata as ocupações dos trabalhadores e as principais atividades desenvolvidas em Tapira. O objetivo do levantamento foi traçar o perfil produtivo e epidemiológico dos trabalhadores nos diversos segmentos produtivos do município.

As pré-conferências municipais estão ocorrendo em todas as regiões do Estado com foco na eleição de delegados municipais que participarão das conferências regionais e, posteriormente, da 4ª Conferência Estadual. Na região do Triângulo, a 1ª Conferência Ampliada de Saúde será realizada em Araxá nos dias 8, 9 e 10 de maio, com a participação dos delegados eleitos durante as pré-conferências.

Segundo Vicente Rezende, do Cerest/Araxá, os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos Encontros regionais servirão de subsídios para implementação da Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora durante a Conferência Nacional: “Saúde, Direito de Todos e dever do Estado”. Vicente afirma que a participação dos municípios, com seus delegados, é de suma importância para o resultado final quando, então, serão traçadas as metas preventivas para a saúde do trabalhador em âmbito nacional.

Para o secretário municipal, Moisés Cunha, os delegados eleitos nesta pré-conferência “farão um trabalho voltado para o estudo de todos os problemas pontuais encontrados, com frequência, entre os trabalhadores e trabalhadoras do município, em suas diferentes áreas de atuação”.