01/11/2017 às 15:05:00
› Carreta de Prevenção do câncer de Barretos esteve em Tapira.

Nesta Quarta-Feira (01) esteve em Tapira a Carreta de Prevenção do Câncer de Barretos, o objetivo era colher exames de mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos e homens de 50 a 69 anos.

Na ocasião os interessados deveriam levar apenas os documentos pessoais, o cartão SUS e o comprovante de residência. Foram coletados 30 exames de PAPA NICOLAU e 30 de PSA.

Silenciosa e muitas vezes fatal, essa doença tem grandes chances de cura caso seja diagnosticada logo no início. Chegar a certa idade com saúde já não é mais um problema para a maioria das pessoas, mas uma coisa é certa: os cuidados devem se intensificar a partir de uma determinada idade.

As mulheres devem ficar atentas às mudanças em seu corpo, que podem indicar a presença do câncer de mama. É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.  Alterações suspeitas também podem ser avaliadas pelo exame clínico das mamas, que é a observação e palpação das mamas por médico ou enfermeiro.

Os homens precisam fazer exames anuais capazes de identificar precocemente o câncer de próstata, segunda principal causa de morte entre o público masculino, pesquisas indicam que as chances de cura chegam a 90% quando a detecção é precoce.

O acesso à informação, o apoio da família e as campanhas de conscientização como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul” têm ajudado mulheres e homens a procurarem os consultórios, fazendo com que o assunto deixe de ser um tabu, enfatizou a Secretária de Saúde Alessandra.

Prefeitura Municipal de tapira, ajudando na luta contra o câncer.

© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.