29/01/2018 às 14:09:00
Secretaria de Saúde realiza levantamento sobre focos do mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, através de seus agentes comunitários de endemias, realizaram o LIA - Levantamento de Índice Amostral - pesquisa esta que busca possíveis focos de criadouros dos mosquitos transmissores de arboviroses, cujo principal transmissor  é o Aedes Aegypti - nome científico do mosquito .

Ele é um inseto díptero (moscas e mosquitos) e pertence à família Cullicidae. Pode ser identificado pelas manchas brancas que possui no corpo que o diferencia de outros mosquitos.  É hematófago, o que significa que se alimenta de sangue, sendo apreciador do sangue humano. Quando a fêmea do mosquito suga o sangue de um animal infectado contrai o vírus (mas não fica doente) e passa a transmiti-lo a outros animais.

Uma arbovirose é uma doença provocada por vírus, em que parte do seu ciclo de replicação ocorre dentro de um artrópode, que nesse caso é o mosquito. As principais arboviroses são: febre amarela, dengue, zika e chikungunya.

Neste levantamento (LIA) foram visitados 359 imóveis, sendo que foram encontradas três amostras de aedes aegypti: 2 encontradas em imoveis situados à Rua Egídio Ribeiro de Rezende e 1 na Rua Francisco Rosa Pires.

A Secretaria de Saúde ressaltou a importância de cada cidadão no controle dos mosquitos, salientando que a constante limpeza dos terrenos e a atenção redobrada pela busca de eventuais focos de proliferação é a principal medida para evitar a contaminação das pessoas.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.