09/03/2018 às 16:07:00
Secretaria de Saúde implanta o Projeto de Saúde Bucal nas escolas

No último dia 7 de março a Secretaria Municipal de Saúde deu início ao projeto de Saúde Bucal nas escolas. A ação acontece por meio do setor de odontologia do ESF, coordenado pela profissional Enir Alves dos Santos Peres. O projeto foi iniciado na Creche Municipal Marilia Assunção Fernandes, nos períodos da manhã e da tarde.

Na ocasião da implantação do projeto, foi realizada uma palestra pela dentista Drª. Larisse Paula de Oliveira com o apoio das auxiliares de consultório: Nilva Neces e Mariula Silva. A dentista orientou as crianças sobre a importância da escovação por meio de vídeos educativos e de demonstrações com fantoches e outros materiais didáticos. Além disso, a DrªLarisse e sua equipe realizaram exame clínicos de CPO-D, a fim de avaliar a qualidade da saúde bucal de cada criança. Aqueles que apresentaram necessidade de tratamento foram encaminhados ao ESF, que presta execelente serviço no município.

De acordo com Alessandra Souza, secretária de saúde, o projeto de saúde bucal não era realizado há muitos anos na cidade de Tapira. Souza explica que “o objetivo maior é promover ações de educação preventiva e curativa, além de conscientizar os alunos da importância de manter uma saúde bucal adequada”. Alessandra ressalta ainda que a prevenção é a melhor ação para evitar doenças bucais. “Este é o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável e consciente”, afirma a secretária.

Na palestra também informado que serão realizadas escovações supervisionadas nas escolas, bem como a triagem de cada aluno. Ainda foi avisado aos presentes que serão promovidas novas palestras que contarão com a participação dos pais. O projeto teve o apoio da equipe escolar na organização das turmas. A implantação do projeto na escola foi encerrada com uma deliciosa gelatina preparada pela equipe saúde.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.