13/03/2018 às 11:35:00
Escolas recebem ação de prevenção às doenças parasitárias e hanseníase

Na segunda-feira (12/03), a Escola Municipal Santa Terezinha, que fica na zona rural na comunidade do Alto da Serra recebeu a visita da equipe de vigilância em saúde de Tapira. Na ocasião, a instituição de ensino obteve informações sobre Hanseníase e Verminoses, tais como: o que é a doença, sinais e sintomas, como prevenir, tratamento, além de reforçar alguns hábitos de higiene que todos devem ter diariamente.

Com o objetivo de trabalhar a prevenção, foram distribuídas as fichas de autoimagem para que os pais ou responsáveis possam indicar se há manchas suspeitas nos alunos e, caso haja, sejam encaminhados para o ESF. Também foi distribuída uma ficha de autorização com o objetivo de que os alunos possam ser medicados com Albendazol - um remédio antiparasitário muito utilizado no tratamento de infecções causadas por parasitas intestinais e giárdia, que age de forma a deformar o parasita e impossibilitar a sua sobrevivência dentro do corpo humano.

Hanseníase

Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

A contaminação do vírus pode ocorrer a partir da exposição das condições higiênicas inadequadas ou do contato íntimo com o portador que não realiza tratamento. A bactéria penetra no organismo por meio das vias respiratórias ou secreções, como a saliva (sendo transmitida da mesma forma), até se instalar nos nervos periféricos e na pele.

A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para que não sejam desencadeados problemas ao paciente ou que a bactéria seja transmitida para indivíduos de convívio próximo. Nos dias de hoje, sabe-se que não há necessidade do isolamento dos indivíduos, pois o SUS fornece a medicação necessária para recuperação dos portadores da hanseníase.

Verminoses

Verminoses é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Gerados especialmente pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene, os vermes geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.

A contaminação acontece através do contato, principalmente na ingestão de água e alimentos infectados e por meio de feridas na pele. Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, problemas respiratórios.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o de fezes e o de sangue. O tratamento deve ser feito com vermífugos específicos. Pequenos cuidados como lavar as mãos com frequência, lavar os alimentos e beber água filtrada colaboram bastante no combate às verminoses.

Fonte: Secom/ Agência Saúde

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.