05/04/2018 às 13:54:00
Tapira comemora o veto da alíquota da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM)

Na última terça-feira (03/04), o Congresso Nacional votou a permanência do veto do presidente Michel Temer sobre a alíquota da CFEM da mineração. A decisão gera um impacto direto sobre a saúde financeira de Tapira. Pois caso o veto fosse derrubado a cidade poderia perder aproximadamente  R$ 7.500.000,00 de receita anual, já que a CFEM é uma das maiores fontes de arrecadação do município.

Para defender os interesses da cidade e pressionar o veto desse projeto, a prefeita Liliane Venâncio, jutamente com o Deputado Federal Marcos Montes, mobilizou outros prefeitos e representantes políticos. Assim, liderados por Liliane, o grupo promoveu uma verdadeira campanha para provar ao congresso nacional que Tapira e outras cidades mineradores seriam seriamente prejudicadas.

No ano passado a prefeita esteve em Brasília para conversar pessoalmente com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Na oportunidade ela explicou que a alíquota da CFEM resultaria em uma expressiva perda de recursos, já que os Royalties compensam os impactos econômicos e ambientais produzidos pela atividade minerária nos municípios.

Essa vitória representa a garantia da qualidade de vida das pessoas, mantendo Tapira como uma cidade economicamente privilegiada.

"Temos que comemorar muito esse veto porque projetos como o Rural TAP, Cartão TAP Mais, Internet Gratuita e tantos outros que fazem de Tapira uma cidade diferenciada poderiam ser impactados e o município ainda perderia a sua capacidade de investimento em obras prioritárias, como a construção de escolas públicas" - explicou a Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.