Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

22/05/2018 às 08:36:00
Prefeitura realiza Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano promoveu, juntamente com a rede de proteção, Secretaria de Educação e Escolas, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e Conselho de Direitos Criança e do Adolescente, nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2018, no município de Tapira, ações para mobilização da comunidade quanto ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

No dia 16/05/18 foi realizada mobilização na Comunidade Alto da Serra, através de panfletagem na porta da escola e na rua; orientação e acolhimento do público no barracão da comunidade e realização de oficinas com as crianças da escola.

No dia 17/05/18 foi realizada mobilização na Comunidade Palmeiras, através de oficinas com os alunos da escola local.

E no dia 18/05/18 foi realizada em Tapira a mobilização dos motoristas das Combs e adesivamento dos carros do transporte escolar; panfletagem na porta da escola e na rua onde contaram com o apoio do Grupo de Teatro Fratelo. Também houve a realização de oficinas com as crianças e adolescentes das escolas municipal e estadual.

“Acreditamos que esses momentos de mobilização são extremamente importantes para intensificar um trabalho que é diário. A rede proteção se reuniu e atuou de forma integrada nesse trabalho, o que traz resultados positivos”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Social e Humano, Valéria.

O Dia 18 DE MAIO é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 15 anos muitos municípios do nosso país. A cada ano tem-se registrado uma adesão maior de municípios na mobilização em torno do “18 de Maio” por meio de caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, concurso de redação nas escolas, exibição de filmes e debates, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção a violência sexual, panfletagem, criação de produtos de comunicação sobre a temática, campanhas nas rádios e entrevistas com especialistas entre outros. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. 

 

 
 
 
 
EndereçoLOCALIZAÇÃO
Rua: Cristino Ribeiro de Resende, nº 32
CEP: 38185-000 - Tapira/MG
TelefoneCONTATO
Telefone: (34) 3633-1612
comunicacao@tapira.mg.gov.br
AtendimentoHORÁRIO DE ATENDIMENTO
Atendimento de segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 horas.
NewsletterBOLETIM INFORMATIVO
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.