21 AGO 2018
Prefeitura de Tapira protesta contra atrasos do Estado

A Associação Mineira dos Municípios (AMM) reuniu hoje (21) centenas de prefeitos em protesto contra a falta de repasse de verbas do estado para os municípios.

São cerca de 500 prefeitos mobilizados em protesto contra atrasos de repasses constitucionais do ICMS do estado para municípios, de transferências que deixaram de ser feitas para a saúde, do IPVA, do transporte escolar, da Assistência Social e de multas de trânsito, o que, segundo a Associação Mineira dos Municípios (AMM), alcançam um débito de R$ 8,1 bilhões. A ideia é que os prefeitos se concentrem em frente à Cidade Administrativa e depois sigam em carreata até o Palácio da Liberdade onde farão um protesto.

A Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio está em Belo Horizonte unindo forças aos demais prefeitos e, na cidade de Tapira, a Prefeitura suspendeu o expediente nesta terça-feira após as 12h. O intuito é se juntar às demais prefeituras que em todo o estado paralisaram atividades. Os servidores públicos também aderiram ao movimento e protestaram em frente à sede do município.

A dívida do Estado de Minas Gerais com a Prefeitura de Tapira é de R$ 1.614.369,38, divindade em atrasos nos repasses de ICMS (R$ 29.4554,71), FUNDEB 2017 (R$ 45.363,46), Saúde (R$ 291.455,78), ICMS 2017 (R$ 308.405,58), Piso Mineiro (R$ 36.000,00), Transporte Escolar (R$ 34.913,76) e FUNDEB 2018 (603.403,08).

"Estamos juntando forças com outros prefeitos em busca de uma solução para essa grave crise que os municípios estão enfrentando. O atraso nos repasses por parte do Estado de Minas Gerais tem transformado a administração dos municípios em um grande desafio, pois não estamos recebendo os recursos a que temos direito. Com isso nosso fluxo de caixa diminui e a nossa capacidade de honrar os compromissos com pessoal e fornecedores fica comprometida. Estamos fazendo um enorme esforço de gestão para conseguir manter as contas em dia. Esse é um problema que todos os municípios estão enfrentando e estamos na capital mineira para externar a nossa insatisfação e buscar uma solução" - explicou a Prefeita Liliane Venâncio.

© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados.