12/09/2018 às 11:36:00
Prevenção e saúde também são matérias da escola!

A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de vigilância em saúde realizou nos dias 22/08 e 04/09 a Campanha Municipal de Tratamento e Prevenção de Hanseníase e Verminoses.
A campanha, que foi realizada  na escola municipal Cemei – Comecinho de Vida e teve como principal objetivo orientar as crianças hábitos de higiene, os principais sinais, sintomas e prevenção das doenças em pauta e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.
Durante a Campanha, foram distribuídas as fichas de autoimagem que é uma forma de busca ativa de casos novos de hanseníase, onde após ser preenchidas e devolvidas pelos pais serão analisadas posteriormente e os casos necessários serão encaminhados para consulta medica.

No último dia 4, a equipe de vigilância em saúde realizou na escola o “Dia do comprimido” ministrando a medicação (ALBENDAZOL)  como profilaxia para as geo-helmintíases que são as verminoses.

A ação na escola teve uma abordagem dinâmica pela equipe e consequentemente uma aceitação excelente por parte das crianças, fazendo o “Dia do comprimido” uma verdadeira festa.

“Devemos levar em consideração que crianças na escola são importantes meios para propagar conhecimento. Tudo que aprendem levam para suas casas e por este motivo acreditamos que repassar estas informações a elas, atingiremos com êxito as demais pessoas e consequentemente prevenindo as doenças.”- disse a Enfermeira Vigilância em Saúde Renata Mirian

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Hanseníase
O que é?
Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social.
Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Quais os sintomas
Dormência nos pés. Manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas. Caroços avermelhados ou castanhos.
Áreas do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade à dor, ao calor e ao tato. Caso apresente esses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

Como se transmite
A transmissão da hanseníase se dá pelo contato próximo e prolongado com pessoas doentes sem tratamento através das vias aéreas superiores (pelo ar). A hanseníase não passa por aperto de mão, abraço e carinho ao doente.

Como se trata
A hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde, numa combinação de medicamentos. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil é o tratamento.

Verminoses
O que é?
As Verminoses são infecções provocadas por parasitas como a Ascaris lumbricoides (lombriga), o Ancilostomideo (amarelão) e Trichuris trichiura (verme chicote), que se instalam no interior do corpo de adultos e crianças.

Quais os sintomas
Perda de peso, dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva,barriga inchada e sangramentos intestinais. As crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.

Como se transmite
A transmissão é feita pela ingestão de água e alimentos contaminados ou por pequenos ferimentos na pele. Por isso, recomenda-se lavar bem os alimentos, lavar as mãos, beber água filtrada ou fervida, andar calçado e cortar as unhas como formas de prevenção.

Como se trata
O tratamento é gratuito pelo SUS e varia de acordo com o tipo de parasita e verminose. Não deixe de procurar uma unidade de saúde caso apresente os sintomas descritos anteriormente.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.