Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

20/09/2018 às 12:14:00
Tapira receberá grande empreendimento cafeeiro

Na terça-feira (18) a Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio recebeu em seu gabinete um empresário do ramo agropecuário que irá iniciar um empreendimento no município de Tapira.

Juntamente com o Diretor do Projeto a ser implantado as minúcias da ideia foram apresentadas a mandatária do município e aos secretários Juan Galhardo Pereira (Planejamento, Indústria, Comércio e Turismo), Gustavo Siqueira Barcelos (Agricultura e Meio Ambiente), Ariane Mendonça (Chefe de Gabinete) e Fernanda Rosa de Resende (Finanças).

A Canastra Agrícola - nome da empresa - adquiriu uma propriedade no município na região da Lagoa Seca e irá realizar o plantio de café em uma área de 450 hectares, fato que praticamente já dobra a área plantada da cultura em terras tapirenses.

A empresa, que é do ramo da fruticultura e fará seu primeiro investimento no ramo do café, escolheu Tapira pela sua altitude privilegiada (acima de 1.100 metros) e pretende desenvolver um projeto de produção sustentável de um café especial, que seja beneficiado em Tapira, carregue um nome que remonte às peculiaridades do município e, que possa ser exportado.

Outro aspecto importante do empreendimento é que o fator ambiental vai ser contemplado no planejamento das atividades. Toda a lavagem do café será realizada com água captada das chuvas, garantindo uma menor utilização das águas subterrâneas e superficiais. Além disso, a empresa tem interesse em criar um corredor ecológico na propriedade, uma vez que a mesma se encontra exatamente no encontro de duas bacias hidrográficas: a do Rio Paranaíba e a do São Francisco.

O início do plantio das mudas deverá acontecer já no primeiro trimestre de 2019 e gerará de 20 a 30 empregos, uma vez que o procedimento será efetuado manualmente. A perspectiva é de que até o final de 2019 esse número suba para 50 e a projeção futura - para quando o empreendimento estiver no ápice produtivo e os processos de beneficiamento já estiverem em curso - é bem maior ainda.

"Ficamos muito felizes em receber uma notícia tão animadora como essa. Em um momento onde o país enfrenta grave crise econômica e o desemprego assola a sociedade em geral Tapira recebe um empreendimento deste tamanho e projeta a abertura de novos postos de trabalho em um curto espaço de tempo. Vale a pena destacar ainda que esse projeto já chegou ao município trazendo benefícios para os tapirenses. Quando a fazenda que acolherá o empreendimento foi adquirida o valor pago a título de ITBI foi integralmente utilizado na aquisição de um rolo compactador (pede-carneiro) para realizar a manutenção das estradas vicinais. O agronegócio tapirense agradece e desejamos que o projeto alcance todos os seus objetivos" - destacou a Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio.

 
 
 
 
EndereçoLOCALIZAÇÃO
Rua: Cristino Ribeiro de Resende, nº 32
CEP: 38185-000 - Tapira/MG
TelefoneCONTATO
Telefone: (34) 3633-1612
comunicacao@tapira.mg.gov.br
AtendimentoHORÁRIO DE ATENDIMENTO
Atendimento de segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 horas.
NewsletterBOLETIM INFORMATIVO
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.