10/06/2019 às 16:47:00
Aprovada revisão do Plano de Cargos e Salários dos servidores efetivos da Prefeitura

Foi votado na última segunda feira, 3 de junho, o  projeto que a altera o Plano de Cargos e Salários da Prefeitura Municipal de Tapira.

A proposta, enviada pelo executivo, tem o objetivo de corrigir distorções geradas ao longo de anos, tal como o “congelamento” da progressão dos servidores ocupantes dos cargos de nível I ao VIII, “(...) Muitos dos servidores estava há mais de 10 anos sem obter a progressão horizontal prevista no plano de carreira, em virtude do achatamento e congelamento dos valores”, explica a secretária de Administração e Recursos Humanos, Renata Zanini de Freitas.

O plano promoveu a exclusão de alguns cargos vagos constantes da estrutura administrativa e organizou os níveis segundo o grau de escolaridade exigido para cada cargo. Buscou-se, também, organizar a estrutura da tabela de vencimentos, aplicando índices uniformes de um nível para o outro, aumentando o tempo de carreira passível de progressão, indo de 30 para 36 anos.

A Prefeita explicou a proposta de revisão enviada: “No ano passado, fui procurada por um grupo grande de servidores que manifestaram seu descontentamento com o plano de carreira da Prefeitura. Alguns deles estava há mais de 20 anos na Prefeitura e possuíam padrões de vencimento próximo ao salário mínimo. Então, percebemos que algo devia ser corrigido. Assim, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos começou um trabalho de reconstrução da tabela de modo a permitir que os servidores tivessem, a médio e longo prazo, oportunidade de receberem vencimentos justos. Infelizmente, em razão das inúmeras distorções sofridas pelo plano nos últimos anos e das limitações financeiras do município, ainda não conseguimos propor um plano que atenda, na medida do que é absolutamente justo, a todos os cargos da estrutura; mas estou certa de que demos o primeiro passo para que nos próximos anos seja implantado um plano de carreira ainda mais adequado aos servidores”, expõe a Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio.

O Projeto foi amplamente discutido com os interessados, tendo sido promovido no último dia 30, o “Café com o Servidor”, onde se apresentou aos servidores efetivos a ideia do Plano.  “O intuito era a participação efetiva dos interessados, a fim de apresentar e discutir tal medida. Nesta reunião, apresentamos que seria mais simples fazer um aumento geral na tabela, mas isso não sanaria as falhas e vícios  =que foram encontrados no nosso Plano de Cargo e Carreira. Com isso, apontamos as inconformidades e fomos passo a passo desfazendo esses erros quando possível, e quando não havia como, ao menos minimizamos as diferenças”, afirma Renata Zanini de Freitas .

A nova proposta demorou a ser elaborada devido à complexidade do projeto, mas a versão final teve aprovação dos funcionários efetivos, inclusive por meio de uma audiência pública promovida pela Câmara Legislativa.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.