Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura de Municipal Tapira - MG
Acompanhe-nos:
Facebook
instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

01/08/2019 às 10:42:00
Plano Diretor de Tapira é aprovado

A Câmara Municipal de Tapira aprovou na noite da última segunda-feira, 29 de julho, o Projeto de Lei nº 27/2019, que "Dispõe sobre o Plano Diretor Municipal se Tapira, nos Termos do Artigo 182 da Constituição Federal, do Capítulo III da Lei nº. 10.257/01 - Estatuto das Cidades e do Art. 8º, inciso III da Lei Orgânica Municipal e dá outras providências".

Essa lei compreende o desenvolvimento humano, social e econômico local sustentável tendo como fundamento a criação de ações indutoras da promoção da cidadania, melhorando as condições de vida da população e comunidades que compõem o território municipal e localidades sob sua influência das gerações presentes e futuras.

O Plano Diretor do município tem como princípios o cumprimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana; a sustentabilidade econômica, social, cultural, política e ecológica e a gestão democrática e participativa.

Os principais objetivos do Plano Diretor são garantir o direito à cidade sustentável; realizar gestão democrática por meio da participação da população; planejar o desenvolvimento da sede do município; ordenar e controlar o uso do solo; integrar as atividades urbanas e rurais; proteger, preservar e recuperar o meio ambiente natural e construído, patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico; fazer a regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda; simplificar a legislação de parcelamento, uso e ocupação do solo; promover o desenvolvimento sustentável da cidade e; ordenar e controlar o espaço urbano.

Com a aprovação do Plano Diretor, o poder executivo deverá propor estudos técnicos para reformar ou instituir, num prazo máximo de dois anos, os Códigos de Posturas, de Obras, Tributário e Vigilância Sanitária.

Além disso, terá 18 meses para regulamentar a Divisão Administrativa dos Bairros, com seus respectivos limites, em função das diretrizes do Plano Diretor Municipal e, o mesmo prazo para revisar a lei municipal de Uso e Ocupação do Solo.

O material utilizado para elaboração do Plano Diretor Municipal Participativo, constituído por atas, relatórios, mapas, dados técnicos e diagnósticos socioambiental, deverão ser conservados para consulta pelo prazo de 10 anos.

Para ler a íntegra do projeto de Lei aprovado na Câmara clique aqui.


Fonte: Portal de notícias Tapira Teen
 
 
 
 
EndereçoLOCALIZAÇÃO
Rua: Cristino Ribeiro de Resende, nº 32
CEP: 38185-000 - Tapira/MG
TelefoneCONTATO
Telefone: (34) 3633-1612
comunicacao@tapira.mg.gov.br
AtendimentoHORÁRIO DE ATENDIMENTO
Atendimento de segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 horas.
NewsletterBOLETIM INFORMATIVO
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia