12 AGO 2019
Prefeitura inicia programa TAPMAIS Cuidado
Foto pequena 0
Foto pequena 1

A Prefeitura de Tapira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano, deu início ao programa TAPMAIS Cuidado na última quinta-feira, 8 de agosto.

O TAPMAIS Cuidado é um programa municipal que tem o objetivo de promover ações com idosos e pessoas com deficiência. Entretanto, ao contrário de institucionalizar o paciente, o programa leva os cuidadores até a casa das pessoas, promovendo maior bem-estar, já que o mesmo permanece na família.

O TAPMAIS Cuidado é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano, mas envolve a parceria de várias outras áreas, como as Secretarias de Esporte e Saúde.

Para iniciar no programa, a família deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, que irá realizar uma visita com os devidos profissionais (assistente social e psicólogo)  a fim de averiguar se a família se enquadra nos critérios exigidos.

Em seguida, profissionais da Estratégia Saúde da Família, ESF, (médico da família e enfermeiro) realizam uma segunda visita para constatar as condições de saúde do paciente e, assim, enviar o perfil adequado de cuidador para o mesmo.

É importante ressaltar que o programa, também, ofertou o curso de cuidador para famílias que recebem o Bolsa Família, auxiliando para que saiam dessa condição por meio da geração de empregos.

Fonte: Amanda Souza
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados.