05 DEZ 2019
Mosaic Fertilizantes faz simulado de emergência e testes de sirene em Tapira

A Mosaic Fertilizantes, juntamente com a Defesa Civil, realizará nesta sexta-feira (06/12) um simulado de emergência, conforme previsto no Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM) das estruturas BL1 e BR, localizadas em Tapira, Minas Gerais. A medida foi previamente alinhada com a Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais instituições que integram o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC). Além da simulação de emergência, a companhia realizará testes de funcionamento das sirenes da Unidade de Tapira, nos dias 09, 10 e 11 de dezembro.

As comunidades Ribeirão do Inferno e Alto Serra participarão da ação de simulação, que está prevista para acontecer a partir das 13h30. Após o acionamento da sirene, os moradores que estão próximos à Zona de Autossalvamento e que foram instruídos previamente deverão se dirigir ao Ponto de Encontro definido, onde equipes da Mosaic Fertilizantes e Defesa Civil aguardarão para fornecer orientações adicionais. O tempo do percurso será avaliado e uma pesquisa sobre o simulado será realizada no local.

Já durante os testes de sirene, apenas a mensagem “Atenção! Este é um teste da sirene do sistema de alarme” poderá ser veiculada a qualquer momento, a partir das 08h, nos dias acima mencionados. Nas ocasiões, não será necessária a adoção de nenhuma medida pelas comunidades.

Não há qualquer risco iminente. Portanto, os moradores das demais comunidades não precisam tomar qualquer providência em ambas as iniciativas. O sistema é preventivo e visa garantir a segurança da população em caso de emergência. O Complexo Mineroquímico de Tapira está operando normalmente com suas respectivas Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs), obtidas em conformidade com as novas normas da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Fonte: Mosaic Fertilizantes
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados.