06 MAR 2021
SAÚDE
GOVERNO DO ESTADO DECRETA ONDA ROXA NOS 27 MUNICÍPIOS DA MACRORREGIÃO DO TRIÂNGULO SUL, TAPIRA É UM DELES
Medida determinada pelo governador tem objetivo de conter contagio pelo Coronavírus

Na manhã deste sábado, 06 de março, a ONDA ROXA do programa MINAS CONSCIENTE, de responsabilidade do governo do estado, foi ampliada. Quem fez a comunicação da decisão foi o governador Romeu Zema, através das redes sociais. Por videoconferência, a prefeita municipal Maura se reuniu com o secretário de saúde do estado, Carlos Eduardo Amaral e mais 26 prefeitos das cidades que compõe a chamada macrorregião do Triângulo Sul. A partir de amanhã e pelos próximos 15 dias, haverá uma maior restrição de circulação e prestação de serviços também em Tapira.

Fica determinado que, em todos os municípios da macrorregião, o decreto do governo estadual deverá ser cumprido integralmente. Haverá toque de recolher entre 20h e 5h, além do controle de circulação durante o dia para veículos e pedestres e o funcionamento apenas de serviços essenciais.

De acordo com o governador, o objetivo dessa decisão é conter o avanço do contagio pelo coronavírus no estado, além de reestabelecer a normalidade no atendimento médico-hospitalar oferecido para os casos ativos e mais graves.

VEJA O QUE É E O QUE NÃO É PERMITIDO

• Circulação de pessoas apenas em atividades essenciais;
  • Proibição de reuniões presenciais, incluindo propriedades particulares e de familiares que não vivem na mesma casa;
  • Proibição de carros e pessoas circulando em atividades não essenciais;
  • Toque de recolher das 20h até as 5h do dia seguinte;
  • Todas as pessoas devem usar máscaras em espaços públicos e privados;
  • Pessoas com sintomas gripais não podem circular, a não ser que seja para realização de consultas ou exames médicos;
  • Eventos de qualquer natureza que possam gerar aglomeração não podem ser realizados;
  • Barreiras sanitárias podem ser instaladas;
  • Lanchonetes e restaurantes só podem atender via delivery.

Vale ressaltar que as forças de segurança, que incluem as polícias, podem agir para conter quaisquer pessoas que não cumpram com as regras acima.

QUAIS SÃO OS SERVIÇOS ESSENCIAIS

• Bancos;
  • Supermercados;
  • Serviços de saúde;
  • Postos de combustíveis;
  • Manutenção de veículos e equipamentos;
  • Construção civil;
  • Serviços de interesse público (água, energia, funerárias, correios);
  • Indústria;
  • Lavanderias;
  • Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
  • Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)