05 ABR 2021
ALERTA: CASOS DE COVID AUMENTAM NA ZONA RURAL
Central de Combate à doença no município pede atenção aos protocolos de saúde

A Prefeitura Municipal de Tapira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Central de Combate à COVID no município, alerta para a importância de as pessoas continuarem seguindo os protocolos de distanciamento social, prevenção e proteção, como a higienização das mãos e o uso de máscaras. Embora em Tapira a situação esteja sob controle, nossos serviços de saúde têm recebido pessoas de diversos municípios, como São Roque, Araxá e Sacramento. Dessa forma, os casos positivos não são contabilizados em nosso boletim, mas por estarem em nossa cidade, mesmo que provisoriamente para atendimento médico, esses pacientes são potenciais disseminadores da doença.

A responsável pela central de enfrentamento da doença no município, Pollyanna Souza, alerta: “Estamos preocupados com a população da zona rural. Apesar de estarem mais isolados em comparação às pessoas residentes na cidade, elas representam o grupo de pessoas que mais recorrem ao atendimento médico com suspeita da doença.”

O médico patologista clínico, responsável pela COVID-19 em nosso município, Dr. Fahim Miguel Sawan, chama atenção para a importância do uso de máscaras em situações cotidianas nas fazendas, como por exemplo, ao receber quaisquer pessoas, sejam comerciantes, parentes ou amigos, bem como do uso de álcool na higienização das mãos: “É preciso haver bom senso nessa hora crítica, não aglomerar e, onde houver aglomeração, não frequente”, pede o médico.

A Secretaria de Saúde pede que cada um faça a sua parte para que possamos, aos poucos, retomar nossa rotina.