29 JUN 2021
PREFEITURA, EMATER E ONG FIRMAM PARCERIA EM PROL DO MEIO AMBIENTE
A princípio, 2 mil mudas devem ser plantadas em sistema de doação no município
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a EMATER MINAS, através da extensionista, Lilian Araújo, e o Projeto PLANTAR de Bambuí, na pessoa do representante André Xavier, firmaram uma parceria que visa a recomposição de áreas degradas, matas ciliares e preservação e recuperação de nascentes. O Projeto Plantar tem objetivo de plantar um milhão de mudas na região da Canastra. Nesta primeira etapa, 2 mil mudas serão doadas e plantadas em Tapira.

A parceria funciona assim: a EMATER MG, na pessoa da Lilian, intermediou a doação das mudas de árvores entre a Usina Santo Ângelo e a ONG PLANTAR. Essas mudas serão destinadas aos doze produtores tapirenses que demonstraram interesse em reflorestar suas propriedades. A ONG cultiva as mudas e a Prefeitura Municipal se responsabiliza pelo transporte. Já na propriedade, a EMATER e o Projeto PLANTAR organizam o plantio, avaliam, assessoram, monitoram e verificam o antes e depois de todo o processo. É importante ressaltar que as mudas saem sem nenhum custo para os interessados em cultivá-las em suas propriedades.

A Prefeitura tem trabalhado em projetos ambientais com intuito de transformar Tapira em produtor de água. O reflorestamento de nascentes é apenas o primeiro passo. A principal região a ser reconstituída é a Bacia Capivara, por ter importantes recursos hídricos e é um potencial ponto de abastecimento futuro. Além do plantio de mudas, técnicas de recuperação de solo, manejo, suporte técnico e a instalação de um viveiro na área urbana serão desenvolvidos em parceria com a ONG.

Em reunião no prédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o secretário Ricardo, a Lilian da EMATER e o André, representante da PLANTAR, acordaram todo o processo e as primeiras mudas já devem chegar entre setembro e outubro deste ano no município. No decorrer dos meses seguintes à plantação, outros produtores poderão ser beneficiados. O resultado esperado é elevar Tapira a grande produtor de água potável na região.