17 NOV 2021
RECADASTRAMENTO ESCOLAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA
Inscrições para vagas de escolas da rede pública serão online
Começa hoje, 17 de novembro, o cadastro escolar da rede pública de ensino de Minas Gerais para o ano letivo de 2022. Agora, em Minas Gerais, todo processo é realizado através da internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

De hoje até o dia 10 de dezembro pais e responsáveis de crianças a partir de 6 anos (completados até março de 2022) devem fazer o cadastro acessando o site https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/.

Todas as informações devem ser preenchidas para garantir a vaga das crianças e adolescentes nas escolas municipais e estaduais. Se a família não tiver acesso à tecnologia, pode procurar a secretaria das escolas de Tapira para realizarem a inscrição, respeitando as medidas de proteção contra a Covid-19. Após o cadastro, o aluno será chamado para matrícula na escola adequada para o seu critério de ensino.

As inscrições são para:

• estudantes de seis anos completos, ou a completar até 31 de março de 2022, que irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental;
  • estudantes vindos de outras redes de ensino (exceto instituições da rede estadual ou municipais que aderiram à iniciativa), que desejam ingressar na educação básica estadual;
  • o estudante matriculado em escola pública em 2021, mas sua unidade não oferecerá o nível de escolaridade a ser cursado por ele em 2022;
  • estudantes matriculados na rede estadual em 2021, que não renovaram sua matrícula para 2022;
  • estudantes que pretendem ingressar em cursos da educação profissional em uma escola da rede estadual;
  • estudantes que pretendem voltar aos estudos nos ensinos fundamental, médio regular, ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os resultados dos cadastros serão divulgados no portal do Sucem no dia 20 de dezembro, mesma data em começa o período de matrícula, que vai até 14 de janeiro de 2022. Para concretizar a matrícula, os pais ou responsáveis deverão apresentar na instituição a documentação exigida, que será divulgada no portal.

Mais informações podem ser conseguidas na Secretaria Municipal de Educação de Tapira.