12 AGO 2015
Sábado é o Dia D de Vacinação contra a poliomielite

A Secretaria de Saúde do Município de Tapira estará realizando entre os dias 15 e 31 de agosto, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização do esquema vacinal.

O dia D da campanha em Tapira acontecerá na sede do PSF (antigo postinho de saúde) no próximo sábado, 15 de agosto. Quanto à vacinação na zona rural, esta será realizada entre os dias 17 e 28.

Deverão ser vacinadas todas as crianças com idade entre 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Poliomielite

Também chamada de “paralisia infantil”, a poliomielite é uma doença contagiosa grave que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. A doença pode causar flacidez muscular nos membros inferiores, provocando paralisia.

Nas formas não paralíticas, os sintomas mais comuns são febre, mal estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite.

A poliomielite pode ser transmitida por secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas, ao falar ou tossir. A infecção também pode ocorrer através do contato com fezes de indivíduos infectados, por isso a transmissão é facilitada em locais com falta de saneamento e higiene.

“A única maneira de se prevenir da doença e impedir que o vírus volte a circular no Brasil é vacinando todas as crianças”, explica Tânia Brant.

Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. A deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.