24 JUN 2015
Ana Lúcia no Encontro Internacional de Literatura

A Diretora do CEMEI Comecinho de Vida, Sra. Ana Lúcia de Souza, participou na cidade de São Paulo, no Instituto Goethe, do 1º Encontro por um Brasil Leitor, realizado nos dias 12 e 13 de junho.

O evento, que teve como tema "A leitura pode ser um grande transformador?", contou com palestrantes internacionais, vindos de países como a Inglaterra, Colômbia, Alemanha e Chile - todos relatando suas experiências locais com diversos projetos ligados a leitura.

Também deram a sua contribuição vários palestrantes brasileiros, representando entidades como o Instituto Brasil Leitor, o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL, o Ministério da Educação e Cultura, o Instituto Ayrton Senna e a Associação Brasileira pelo Direito do Brincar - IPA.

Estes abordaram temas como as leis de incentivo fiscal, a importância de habituar as crianças e os jovens à prática da leitura e interpretação, o uso da internet e redes sociais, o papel dos familiares na formação das crianças e a difusão social da leitura nas praças públicas.

Na oportunidade, também foi montada uma mesa de vivências literárias, da qual a Diretora Ana Lúcia tomou parte, representando a cidade de Tapira, por conta dos bons trabalhos literários realizados pelo CEMEI Comecinho de Vida.

"Nossa cidade foi destaque por ser tão pequena e com práticas e projetos ricos, sobretudo voltados par a educação social, entre eles a Páscoa Solidária, Noite do Pijama e a Festa dos Sonhos" - destaca Ana Lúcia.

Ana Lúcia falou ainda sobre a experiência de ter participado deste evento de nível internacional e do aprendizado adquirido, mirando melhorias futuras a serem aplicadas na educação da cidade.

"Ter participado deste encontro trouxe uma aprendizagem pessoal e profissional, pois através das palestras percebi que precisávamos melhorar enquanto ser social e enquanto educadores. Somos bons, mas temos que buscar a excelência em nossa educação, melhorar a cultura de nossas crianças, nossos jovens, nossas famílias e a nós mesmos" - finaliza.