01 JUN 2015
Vacinação Antirrábica Animal Começa Hoje

A Secretaria de Saúde de Tapira começou neste dia 1º de junho a Campanha Antirrábica Animal - ela acontece até o dia 15 de julho e está dividida em fases: primeiro serão vacinados os animais da zona rural e, depois, os da cidade.

Na zona rural a vacinação começa hoje (1º) e segue até o dia 30 de junho. Na cidade, os animais serão vacinados entre os dias 1º e 15 de julho, em locais ainda a serem definidos pela Secretaria de Saúde.

A vacinação contra a raiva é indicada para cães e gatos a partir de três meses de idade. Mesmo aqueles que já foram imunizados em anos anteriores devem receber nova dose.

Transmitida pelo contato com a saliva de um animal doente - principalmente por meio da mordida - a doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal.

Entre os principais sintomas da raiva canina estão sintomas de agressividade no animal, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu pet deixar de ser alegre para se tornar depressivo e retraído.