07 MAI 2015
Sábado (9) é o dia D de vacinação contra a gripe

No próximo sábado (09) a Secretaria de Saúde de Tapira estará promovendo o Dia D da vacinação contra a gripe no município - o evento acontecerá na sede do PSF (antigo postinho) das 8h às 17h.

O público alvo da campanha são os adultos com 60 anos ou mais, os que mais resistem à vacinação. Também devem ser vacinados crianças na faixa etária entre 6 meses menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Vantagens da vacinação: Dicas da Secretaria de Estado da Saúde

- A vacinação reduz em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global.

- Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%.

- As únicas contraindicações da vacina são:

* pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.

* pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

- Durante o outono e o inverno evite locais fechados, lave sempre as mãos com água e sabão e descarte corretamente no lixo os lenços de papel.