Na manhã desta quarta-feira (01) a Prefeitura Municipal de Tapira realizou, de forma brilhante, a abertura do ano de 2012 para todos os profissionais lotados na Secretaria de Educação - o evento contou ainda com a presença dos funcionários da Escola Estadual Professora Cecília Maria de Resende Neves.
Na oportunidade coube a Sra. Fernanda Sobreira palestrar sobre o tema “Novos tempos, novos rumos - o MUNDO e a EDUCAÇÃO em tempo de mudanças”. A palestra foi focada no mundo atual e suas particularidades, explicitando a velocidade com que as coisas estão mudando e a constante necessidade de adaptação do ser humano diante destas mudanças.
Fernanda Sobreira é Pedagoga, Pós-graduada em Psicopedagoga e Gestão de Pessoas e Equipes, Formação em Relações Humanas e Metodologias Facilitadoras, Multiplicadora da Metodologia CEFE, Crescimento Econômico através de Empreendedores (GTZ – Alemanha), Consultora de Relações Interpessoais, Assessora de Relações Institucionais da Rede Pitágoras, Membro do Conselho Superior da Associação Mineira de Ação Educacional, Assessora Técnica do Fórum de Mulheres dos Países do MERCOSUL - Capítulo Brasil, Membro do Conselho Empresarial de Recursos Humanos da Associação Comercial de Minas Gerais, Professora de Empreendedorismo no curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica nas Instituições Educacionais, Professora do Módulo: Gestão de Pessoas em Situação Escolar no Curso de Pós-graduação em Neurociências e Psicanálise aplicadas a Educação, Professora Convidada da Fundação Dom Cabral e Palestrante em Congressos, Empresas e Instituições Educacionais.
Durante a palestra, de forma irreverente e demonstrando total domínio do tema, Fernanda abordou várias situações de comodismo e aversão às mudanças, enfocando o que isto traz de prejuízo tanto para a pessoa em questão quanto para seus alunos dentro de uma sala de aula. “Nos dias de hoje a evolução é muito constante, tudo acontece em uma velocidade muito maior do que em qualquer outra época. Por isso, as mudanças ocorrem de forma muito mais rápida e nós, educadores, precisamos estar atentos, não podemos trabalhar em sala de aula como fazíamos há décadas atrás. A tecnologia está aí, cada dia algo novo é inventado e toma conta das ruas, o mimeógrafo já não existe, o orelhão não funciona mais com ficha e você, vai continuar dando as mesmas aulas que dava em 1989?”.
Segundo o Padre Sérgio Márcio de Oliveira, que abriu o encontro, todos devem acolher com muito carinho tudo o que a Professora Fernanda Sobreira expôs: “A experiência da Professora Fernanda é incontestável, ela é uma autoridade quando o assunto é educação e, principalmente, gestão de pessoas. Com certeza sua sabedoria vai engrandecer em muito nosso início de ano e vai gerar mudanças positivas capazes de melhorar ainda mais a educação de Tapira”.