25 JUN 2021
PARCERIA COM EMPRESAS DE ALHO: PREFEITURA COBRA EMPREGO E RENDA PARA TAPIRA
Em reunião, produtores e administração municipal estreitam laços e firmam parcerias
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, recebeu, no dia 15 de junho, na Sala Mineira do Empreendedor, os representantes das empresas Seleto (Adriana Claudia dos Santos-Advogada e João Batista Filho Junior) e Realeza (Marcos Eduardo Rodrigues), produtoras de alho em Tapira. A secretária, Fernanda Rosa de Rezende, e o superintendente de planejamento, João D’Eluz, cobraram das empresas mais oportunidades de emprego para os tapirenses.

A secretária ressaltou que todos os produtores do município serão recebidos, já que o intuito da atual gestão é ser parceira dos empresários e agricultores, buscando implementar cursos de capacitação para melhorar a mão de obra para que mais tapirenses sejam empregados dentro no município. Em contrapartida, os representantes dos produtores pontuaram que a produção de alho, desde o plantio até a colheita, é um serviço muito minucioso e delicado, demandando experiência no manejo, e essa mão de obra especializada ainda não é encontrada em Tapira. Mas se comprometeram, ao longo da safra, contratarem aos poucos os trabalhadores tapirenses, para que consigam formar e treinar da melhor forma possível a mão de obra local.

É importante ressaltar que a administração municipal já tem trabalhado para qualificar a mão de obra tapirense.  Já que o intuito do município é expandir o agronegócio, a atual gestão está com uma parceria com SENAR para trazer cursos de capacitação principalmente na área rural. Além disso, será construído um distrito industrial em Tapira, dando mais oportunidades para a agroindústria, focando no agronegócio, beneficiando assim ainda mais a receita e a geração de empregos e renda na cidade.

A principal preocupação agora é a imigração de trabalhadores. Fernanda pontuou alguns dos problemas sociais que os operários de fora têm causado no município, como o descumprimento de regras e decretos municipais e a invasão de setores públicos. Além disso, há a sobrecarga dos serviços públicos, como saúde, educação e estradas. Portanto, é de suma importância que, além do trabalho preventivo das empresas com seus funcionários seja efetivo, é também necessário que as notas fiscais de transferência de mercadoria sejam emitidas de forma correta, para aumentar a receita ao município que tem tido mais gastos com o aumento da população flutuante. A cobrança da gestão municipal é para que o crescimento econômico seja ordenado e beneficie toda nossa população.