28 MAR 2014
AGRICULTURA
Dia de Campo apresenta novas técnicas de aproveitamento do solo

A EMATER-MG, SEAPA, Líder Reflorestamento, com apoio da Prefeitura Municipal de Tapira, por meio da Secretaria de Agricultura promoveram nesta quinta-feira (27/03) um Dia de Campo na propriedade do produtor rural Diogo Morais Ribeiro – Fazenda Nova Bom Jardim , instalada oficialmente como unidade experimental para o projeto que terá duração de dois anos.

O evento foi direcionado estrategicamente para fomentar e fortalecer o desenvolvimento sustentável no campo, a programação contemplou vários temas técnicos e, permitiu, pelo formato interativo, acesso de todos os inscritos – cerca de 100 participantes - aos quatro temas propostos: Manejo e Pastagem - apresentado pelo zootecnista e pesquisador Leonardo Fernandes, da EPAMIG de Uberaba; Minas Leite (Engenheiro Agrônomo Wilson Marajó Fernandes - Coordenador Regional da EMATER de Uberaba); Manejo da Agricultura no ILPF (Engenheiro Agrônomo e Pesquisador Carlos Juliano Brant Albuquerque - EPAMIG Uberlândia) e o Crédito Rural (Engenheiro Agrônomo Marco Aurélio Borba Moreira).

"O Objetivo da instalação desta unidade demonstrativa é incentivar o produtor rural a fazer um melhor uso do solo, produzindo eucalipto, pastagem, milho para a silagem, leite e carne, tudo na mesma área; e isso tudo, melhorando o conforto do animal, que pastando na sombra produzirá mais leite e, consequentemente ira melhorar a renda da família” , explica o extensionista da EMATER-MG, em Tapira, Marcio Rodrigues de Souza.

Já o coordenador técnico Estadual de Bovinocultura da Emater, José Alberto de Ávila Pires, destaca o aproveitamento de uma mesma área para o desenvolvimento de culturas diferentes, num mesmo período.

"A importância de um projeto como este é demonstrar aqui mesmo no município que é possível produzir intensivamente em uma mesma área e ao mesmo tempo três culturas diferentes. Com o novo Código Florestal vai ser cada vez mais difícil abrir novas áreas de produção, por isso um melhor aproveitamento das que já existem passa a ser essencial para a obtenção de uma prática da agropecuária otimizada", observa o técnico José Alberto.

Para o proprietário da fazenda, Diogo Ribeiro, o ganho maior vem com os benefícios a serem gerados com as novas técnicas. “Eu consigo integrar três culturas diferentes, o gado pasta com mais conforto, produz mais leite e melhora minha renda”.