13 DEZ 2013
Alunos da rede municipal de ensino encerram suas atividades

As escolas da rede municipal de ensino e o IFTM encerraram as atividades escolares e diplomaram os alunos concluintes do ensino infantil, ensino fundamental e ensino técnico. Ao longo dessa semana, O Cemei Comecinho de Vida, A Escola Municipal Vicente Pereira Fernandes, a Escola Municipal Alvina Alves de Rezende e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Polo Tapira realizaram as solenidades de encerramento de ciclos escolares com os estudantes. Apresentações teatrais, música, agradecimentos e emoção dos alunos, pais e professores marcaram os eventos.

Na presença de autoridades, pais, educadores e comunidade em geral, a aprendizagem dos alunos concluintes foi reconhecida e elogiada. Tapira tem hoje um dos 10 melhores ensinos municipais do país. Esse reconhecimento é fruto de esforços da administração municipal, profissionais da educação, pais e, principalmente, alunos.

Eduardo Almeida, Gabriel Ribeiro e Maria Eduarda (alunos do nono ano) conquistaram um lugar na escola técnica de ensino federal CEFET, um dos processos seletivos mais difíceis da região. Bem colocados, além de técnicas de concentração, para os três a grande diferença de terem conquistado uma vaga foi a qualidade de ensino que receberam. Para a secretária municipal de educação, Veraluz Ribeiro Barbosa, a base da educação está primeiramente no interesse dos estudantes: “Temos uma equipe preparada e competente de professores. Os investimentos municipais na educação ultrapassam a média nacional e isso está diretamente ligado a bons resultados”.

Já a diretora da Escola Municipal Alvina Alves de Rezende, Ana Lucia Fernandes, os esforços da equipe se tornam mais eficientes quando o cuidado faz parte do trabalho: “Somos educadores comprometidos com nossos alunos. Ensinar com dedicação e amor é a base da boa educação. Esses jovens saem bem preparados, principalmente, porque recebem atenção aliada ao empenho dos professore”.

A primeira turma do Ensino Técnico em Informática do IFTM, composta por seis alunos, também foi diplomada. A madrinha da turma, vice prefeita Mirian Magda de Melo, afirmou que “mais do que técnicos, a intenção do curso ofertado é profissionalizar e aumentar as chances de empregabilidade e desenvolvimento local”.

Para o próximo ano, cursos técnicos em parceria com Pronatec, IFTM e Prefeitura devem ser ofertados na cidade.