11 DEZ 2013
Alunos de Tapira recebem certificado do Proerd

Os alunos dos 5º anos da Escola Municipal Alvina Alves de Rezende receberam ontem o certificado de conclusão das aulas do PROERD. O Programa Educacional de Resistência às Drogas é mantido pela Polícia Militar e foi ministrado para alunos na faixa etária de 09 a 11 anos, durante todo esse ano.

Na presença de autoridades do município, vereadores, a diretora da Escola, Ana Lúcia Fernandes, policiais do 37º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais ficaram impressionados com o resultado positivo do curso, que contou com apoio da administração municipal e educadores. Para eles, a organização da escola e empenho dos profissionais é imprescindível para que o programa consiga atingir os objetivos de manter nossas crianças e jovens longe das drogas e violência.

Durante o evento, foi enfatizada a importância de se trabalhar o tema nas escolas. Segundo o Sargento Cláudio, professor do curso, o assunto ainda é um tabu dentro de casa: “As crianças nessa idade ainda se espelham muito no professor. É muito mais fácil influenciá-los para o bem agora. Os pais ainda sentem muita dificuldade e têm preconceito com esse assunto”. O sargento, que foi muito elogiado pelo serviço prestado e é muito querido pelas crianças, disse ainda que os resultados do programa são muito eficientes, já que os alunos mais esclarecidos, tendem a negar o uso de entorpecentes.

A Secretária Municipal de Educação, Veraluz Ribeiro Barbosa, afirmou que o diferencial dos bons resultados atingidos pelos alunos da rede pública de ensino está diretamente ligado ao comprometimento: “O Sargento Cládio e nossa equipe de educadores se envolveram no PROERD com amor, e isso faz toda a diferença na hora de colher os frutos de um trabalho tão importante como esse”.

Na cerimônia, redações de alunos que se destacaram durante as aulas foram lidas e premiadas com bicicletas e placa de honra da PM. Mas a alegria dos alunos aconteceu com o canto do hino do PROERD que contou com a presença do PM Amigo Legal e do Leão Daren, mascotes da polícia e do programa.

O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.