02 AGO 2013
AGRICULTURA
Lixo Veterinário: campanha de conscientização

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Tapira está realizando uma campanha visando à conscientização da comunidade quanto ao destino correto do lixo.

Já tradicional na cidade, a campanha “Lixo Veterinário” vem informando a população a respeito do que fazer, principalmente, com as agulhas, seringas, frascos e restos de medicamentos.

Lixo hospitalar, como é popularmente chamado o Lixo Veterinário, representa todo aquele tipo de material com origem de estabelecimentos prestadores de serviços de saúde.

O primeiro grupo desses materiais apresenta riscos de contaminação à saúde da comunidade e prejudica o meio ambiente, como luvas, gazes e algodão, que devem ser armazenados em sacos plásticos - brancos leitosos - para evitar problemas. E, depois serão incinerados a uma temperatura de 1200ºC.

O outro grupo é representado pelos recipientes que tenham restos químicos, ou medicamento vencidos. Esses devem ser guardados em caixas de papelão para facilitar na destinação final, onde serão aterrados em locais específicos para produtos perigosos.

O último grupo são basicamente os materiais cortantes, como lâminas agulhas e seringas. Materiais que devem ser acondicionados em um local rígido, como garrafas plásticas e potes, para, por fim, serem incinerados.

Ação

Visando dar o destino correto a cada um dos grupos do lixo veterinário a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Tapira está organizando um ponto de coleta, para fazer o recolhimento destes materiais no Município. O ponto de Coleta inicial para o recolhimento das embalagens de Lixo Veterinário será a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

Os produtores que entregarem o lixo veterinário terão uma bonificação, em serviços nas suas propriedades de acordo com a o número de entregas.