12 DEZ 2012
Tapirenses visitam concurso de qualidade cafeeira

Nesta terça feira dia 11/12 ocorreu no Auditório da cidade administrativa de Belo Horizonte, o IX Concurso de Qualidade Cafeeira de Minas Gerais. Nele estiveram presentes o Sr. Marcio Rodrigues de Souza - Extencionista Agrícola da EMATER-MG, o estagiário Thomaz Assunção, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e alguns produtores rurais de Tapira.

Em dez anos, a produtividade média do café brasileiro no campo mais que dobrou, passando de oito sacas (de 60 quilos) por hectare para 17 sacas na mesma área plantada. Em Minas Gerais, o crescimento foi o mesmo, mas a produtividade é maior: salto de dez sacas/ ha em 1997 para 20 sacas/ ha hoje.

O gestor do consórcio e chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Café), Gabriel Ferreira Bartholo, explica que não haveria cafés especiais e gourmets no mercado se não fosse o aperfeiçoamento do processo produtivo.

“Antes eram apenas o café mais forte e o mais fraco, mas hoje o cafeicultor consegue chegar bem perto do tipo de café que ele deseja comercializar, considerando aroma, sabor, acidez, cor e espessura.” - destaca Bartholo.