28 NOV 2012
Projeto Ambiental oferece palestra na Escola das Palmeiras

Por iniciativa da Professora de Ciências, Rosana Maria Rosa Muniz, na última segunda-feira (26), os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Vicente Pereira Fernandes, da comunidade rural das Palmeiras, receberam importantes ensinamentos sobre um tema mais do que atual “a importância de se preservar as nascentes”.

A palestra faz parte do Programa de Educação Ambiental da empresa Vale Fertilizantes e tem o total apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo do projeto é desenvolver a conscientização ambiental da população através dos alunos, envolvendo a comunidade com a melhoria contínua das atividades e processos relacionados ao meio ambiente.

A palestra foi conduzida pela Sra. Olinda Isabel Pontes Ribeiro - do Degraf Instituto, que desenvolve as atividades do Programa de Educação Ambiental da Vale. Foram destacados pontos importantes sobre os cuidados que devemos ter com as nascentes, preservação e manutenção das matas ciliares. Os alunos participaram trocando experiências e opinando sobre a realidade da nossa região.

Após a palestra foi feito o plantio de mudas na nascente próxima a escola. A atividade foi conduzida pelo Engenheiro Ambiental Adilson Luiz de Oliveira - representante da Vale e o Sr. Gilson José Valeriano - representante da Prefeitura Municipal de Tapira. Nesta hora os alunos receberam todas as instruções necessárias para o acompanhamento das mudas durante o seu crescimento.

Na oportunidade, a empresa Vale Fertilizantes e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente doaram dezenas de mudas para os alunos plantarem nas nascentes que ficam em suas propriedades, praticando os conhecimentos adquiridos e os benefícios de um reflorestamento para a preservação da água.