30 OUT 2012
AGRICULTURA
Visita aos Barracões de Reciclagem de Araxá

Na segunda-feira (29), uma equipe da Secretaria de Agricultura composta pelos estagiários de Meio Ambiente, Thomaz Assunção e Laiani Fernandes, além da Coordenadora do Projeto de Implantação de Reciclagem em Tapira, Sra. Keila Auxiliadora, visitou os Barracões de Reciclagem de Araxá.

O objetivo da visita foi conhecer de perto a realidade de um Barracão de Reciclagem uma vez que Tapira deve implantar um projeto de reciclagem em breve. Estudos apontam que cerca de 70% do lixo produzido na cidade pode ser reciclado.

O IPDSA (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá) também foi visitado pela equipe, a qual foi muito bem recepcionada pelos seus gestores: o Sr. Alexander Ribeiro, Biólogo e Chefe da Divisão do Meio Ambiente; a Sra. Raquel Moura, Administradora e; a Sra. Rafaela, estagiária de Engenharia Ambiental.

A equipe foi orientada sobre as dificuldades e conquistas de se beneficiar o lixo, O Sr. Alexander relatou sobre os caminhos a serem seguidos para se construir um projeto de sucesso e ter o apoio das empresas privadas e públicas. Logo depois, toda a equipe foi conhecer os Barracões de Reciclagem onde aprenderam sobre a separação do lixo, prensagem, pesagem e comercialização.

Os tapirenses aproveitaram ainda a oportunidade para realizar uma visita ao aterro sanitário de Araxá, onde o lixo de Tapira também é depositado.

A Sra. Keila nos relatou que foi muito importante conhecer esta realidade, pois assim, a equipe que já tem um projeto pré-definido, adquiriu mais conhecimento para implantar a reciclagem em Tapira.