27 JUN 2012
AGRICULTURA
Produção de café ganha destaque em Tapira

O Sr. Luiz Carlos Lira está colhendo a primeira safra de sua plantação de café e com muita alegria recebeu a nossa reportagem: “Este cultivo aqui é algo que me traz muita alegria, esta lavoura de café tem tomado o meu tempo, mas tem me dado em troca muita satisfação”.

O cultivo do café do Sr. Luiz é realizado em uma área localizada na Chácara Antas, bem pertinho da cidade e conta com total apoio da EMATER-MG: “A EMATER acompanha todo este trabalho aqui na Chácara Antas e tem buscado oferecer a melhor assistência ao Sr. Luiz, que é um produtor muito destacado por conta da sua ótima organização e do respeito às nossas orientações” - destaca Márcio Rodrigues de Souza.

A expectativa do produtor é colher cerca de 60 sacas de café em menos de dois hectares plantados, resultando em um ótimo produto por conta da localização privilegiada, que conta com ótima altitude e clima apropriado.

Uma das preocupações do Sr. Luiz, que tem realizado todas as etapas rumo à certificação do seu produto, é não agredir o meio-ambiente: “Aqui todos os recipientes de agrotóxicos que são utilizados na lavoura são devidamente armazenados em segurança até que eu os leve à Araxá, onde os entrego em um local que dá a destinação adequada a eles. Nada fica jogado. Temos que ter muito cuidado e respeito com o meio-ambiente”.

Parte das intervenções realizadas na lavoura foram feitas com o auxílio do PRÓ-LEITE, o programa do Governo Municipal que tem investido muito no avanço da agropecuária tapirense.