30 SET 2011
AGRICULTURA
Tapira recebe curso sobre Produção de leite e pasto

No dia 20 de setembro a Emater-Mg, junto a Associação Nova Bom Jardim do Projeto de Assentamento no município de Tapira – Mg, realizou a Capacitação de Reforma Agrária sobre Produção de Leite a Pasto. Esteve presente o Coordenador Regional de Pecuária Wilson Marajó e o extensionista Márcio Rodrigues representando a Emater-Mg.

Para Wilson Marajó, palestrante do tema pastagem, é importante que o produtor fique atento ao manejo do pasto. Sendo necessária análise de solo para fazer a correção e utilizar fertilizantes na dosagem certa, evitando desperdício. ”A degradação da pastagem é consequência do esgotamento de nutrientes do solo, com plantas sem vigor, com concorrência de plantas daninhas e pragas, para reverter esta situação, recomendamos a reforma ou recuperação de pastagens e um conjunto de aplicações tecnológicas, como ILPF, as quais caminham juntas para aumentar a produtividade” complementa o Coordenador Regional de Pecuária da Emater-Mg.

Presente no curso estava o presidente da Associação Damião Gomes Pereira. O pequeno agricultor afirma que os participantes do curso viram que há um longo caminho pela frente. “Com a assistência técnica e o apoio da Emater-Mg há uma possibilidade de alcançar nosso objetivo: tirar um leite a pasto com um custo de produção baixo e com mais qualidade”, afirma Damião.

Nas abordagens do curso foram exploradas as questões relacionadas ao uso de recursos naturais que tem disponível na propriedade do agricultor. “O esterco é um bom exemplo como uma excelente fonte de matéria orgânica quando usada de maneira correta”, afirma Wilson. O coordenador ainda ressalta a atenção que se deve ter em relação ao Código Florestal para não provocar danos ao meio ambiente.

Márcio Rodrigues, extensionista da Emater-Mg em Tapira, ficou satisfeito com o empenho dos produtores no curso. “Tivemos uma boa participação dos agricultores, sabendo que já temos alguns deles no assentamento utilizando o sistema de pastejo rotacionado”, defende o extensionista. Para Márcio este curso veio de encontro à necessidade de cada produtor em melhorar seu sistema de produção. “O produtor têm que estar atento à altura de entrada e saída do gado nos piquetes, respeitado sempre o período de descanso de cada gramínea”, orienta o profissional.