02 FEV 2021
Prefeitura, Emater e Banco do Brasil firmam parceria

Durante o primeiro mês da gestão, o governo municipal procurou tomar ciência, em todas as áreas, da real situação do município. Uma das áreas que a prefeita Maura quis dar uma atenção especial foi a agricultura, seguramente um dos pilares da economia do município. Algumas reuniões de grande importância aconteceram nesse período e a partir delas já se pode observar a disponibilização de novos serviços e benefícios aos produtores rurais, além da melhoria no atendimento à classe.

Banco do Brasil e EMATER-MG, são duas instituições que estiveram em reunião com o executivo e já estão à disposição dos produtores. Entre outros tantos serviços, o apoio ao produtor na elaboração do projeto e documentação para credenciamento ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), está sendo ampliado graças à parceria entre prefeitura e essas duas instituições.

Com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável, por meio de assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria de qualidade de vida para a população local, a EMATER no município já conta com diversos projetos que vão desde Crédito Rural, Certifica Minas Café, Projeto Queijo Minas Artesanal, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), dentre outras políticas públicas, alinhadas com as demandas da Secretaria de Agricultura do Município.

A partir de janeiro desse ano a agrônoma Lilian Cristina Andrade de Araújo se encontra, de segunda a sexta-feira, no período das 8 até 17 horas à disposição do produtor rural de Tapira. Com isso várias ações deverão ser desenvolvidas pela empresa junto à população tapirense.

A prefeitura disponibiliza, através dessa parceria, uma profissional que presta, entre outras atividades, um amplo apoio ao produtor rural, facilitando e colaborando para o desenvolvimento de seus projetos. A EMATER e essa profissional que a prefeitura disponibiliza realizam atendimento ao produtor, principalmente crédito rural, no prédio da Secretaria de Agricultura, também para facilitar a vida do produtor rural.

Essas ações de apoio ao homem do campo ajudam na documentação dos projetos, economizam até mesmo nas viagens que o produtor teria que fazer até Araxá, uma vez que a maioria dos procedimentos podem ser realizados aqui mesmo em Tapira através dessa parceria Prefeitura/EMATER/Banco do Brasil. A propósito, cabe informar que na próxima sexta (05/02) o profissional do Banco do Brasil estará atendendo os produtores na sede da Secretaria de Agricultura.

O Banco do Brasil também nos informou que os empréstimos consignados para servidores públicos municipais em Tapira continuam à disposição dos funcionários.