16 NOV 2021
FINALIZADA ENTREGA DE SEMENTES DE MILHO E FEIJÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES
Em Tapira, 20 famílias foram contempladas com sementes e orientações de plantio
As sementes recebidas em agosto/2021 pela EMATER/MG em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tapira foram entregues para vinte famílias produtoras rurais tapirenses.  Os agricultores familiares atendidos foram selecionados em Reunião Extraordinária por Comitê formado pela Prefeitura Municipal, Emater-MG e os membros de associações de agricultores familiares do município, os senhores Vinicius de Rezende Silva (ACOMAS), Jadir Fernando Alves (ARUCA), Laylon Cristian Rodrigues da Silva (Associação Nova Bom Jardim), Elisangela Aparecida Rosa da Silva (ARTAP) e Alessandro Vicente de Lima Souza (ARCAP).

Os produtores puderam optar por embalagem de 10 quilos de semente de milho ou um pacote de 10 quilos de semente de feijão. A iniciativa foi um cumprimento às disposições do Convênio nº 897162/2019, celebrado entre EMATER / MG com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que deliberou procedimentos para operacionalização do recebimento e da distribuição das sementes para agricultores familiares em todo o estado de Minas Gerais.

Vale ressaltar que as sementes foram distribuídas dentro do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), ou seja, dentro do prazo indicado de períodos de plantio/semeadura para as culturas no município, considerando as características do clima, o tipo de solo e ciclo de dos materiais doados, minimizando as perdas agrícolas e econômica.