14 FEV 2022
PREFEITA MAURA TEM REUNIÃO NO CBH
No Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari , saneamento básico foi a pauta principal
A Prefeita Maura esteve na sede do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari – CBH Araguari, em reunião com o presidente, Sr. Bruno Gonçalves dos Santos, e equipe técnica do órgão, que atuam na área de projetos de saneamento básico.

O presidente explicou que em 2020 foi feito um cadastro técnico de redes de água potável, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais em seis municípios pertencentes à Bacia do Araguari que manifestaram interesse no Edital PMI 002/2018, sendo eles Tapira, Pratinha, Campos Altos, Ibiá, Perdizes e Pedrinópolis.

A ABHA - Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, é responsável em aplicar os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso de recursos hídricos. Parte deste recurso será usado em ações de tratamento de esgoto nos municípios menores, conforme já está previsto PPA – Plano Plurianual de Aplicação, da ABHA.

A próxima etapa desta primeira fase é a elaboração de estudo de concepção, projeto básico e executivo do sistema de esgotamento sanitário, que será iniciado assim que for homologado o processo licitatório para contratação de empresa, que deve acontecer até março.
Bruno afirmou ainda disse ainda que não tem recursos para todas as estações de tratamento, mas atuará em convênio com os municípios, destinando parte das verbas.

Na oportunidade a Prefeita Maura agradeceu ao apoio e cobrou urgência na resolução das questões hídricas e de saneamento, já que apesar de os municípios pertencentes à Ampla oferecerem uma qualidade de vida boa, a este tema é de grande relevância para todos e um diferencial para a manutenção da saúde pública: “A Ampla se disponibiliza caso o presidente queira estreitar relações e ter mais um canal de proximidade com os prefeitos, de maneira conjunta, para que as questões hídricas recebam a devida atenção”.