19 JUN 2015
Estoque da farmácia municipal começa a ser regularizado

A Secretaria de Saúde de Tapira está gradativamente normalizando a dispensação de medicamentos básicos na Farmácia de Minas - ela esteve comprometida por força de grandes problemas enfrentados na distribuição por parte do Estado.

A Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou aos municípios através de Nota de Esclarecimento que passa por problemas de desabastecimento.

Segundo a nota, a partir do mês de fevereiro, com a mudança de sua gestão, foram detectados que 165 itens de medicamentos estavam em falta por problemas na gestão de sua aquisição.

Diante deste problema, apenas 36 itens estiveram disponíveis no sistema para que a Secretaria de Saúde de Tapira efetuasse pedido. Este pedido foi realizado e os medicamentos já chegaram.

Faltando ainda vários itens de demanda constante, a Prefeitura realizou uma licitação para que ela mesma pudesse efetuar a compra e duas empresas conquistaram o direito de fornecer estes medicamentos - cada uma delas com alguns itens, conforme menor preço. Uma delas já entregou o pedido e, a outra, em alguns dias deverá fazer o mesmo.

"No início de julho a farmácia já deverá contar com um estoque completo e poderemos oferecer todos os medicamentos básicos aos pacientes. Nossa expectativa é não passar mais por este problema durante o ano, pois com a realização da licitação a Prefeitura passou a ter legalidade para efetuar a compra de medicamentos até que o Estado regularize o abastecimento" - explicou Anielle Batista dos Reis, Subsecretária de Saúde.