10 FEV 2014
Aquisição de DVDtecas

A Prefeitura Municipal, através de empenho da Secretaria de Educação, adquiriu três DVDtecas que vão atender as escolas municipais. Mais de 1020 títulos fazem parte da nova estrutura que vai oferece recursos a professores, alunos e toda comunidade.

Os DVD’s trazem temas obrigatórios do currículo escolar e trabalham ainda disciplinas paralelas educativas, como sexualidade, combate às drogas e comportamento social para os alunos dos ensinos infantil e fundamental.

Além dos vídeo-livros e de conjuntos de escritores de renome nacional, como Pedro Bandeira e Rute Rocha, kits didáticos de matemática e língua portuguesa (Mundo das Letras e Números) farão parte do material didático pessoal, de uso próprio e exclusivo dos estudantes, sendo distribuídos um por aluno no período de alfabetização e dois exemplares de livros digitais para estudantes do ensino fundamental. As línguas estrangeiras também foram contempladas com livros e DVD’s diversificados.

Esse material será usado em sala de aula através das lousas digitais e num espaço revitalizado das bibliotecas, que foram reformadas e reorganizadas para adequação da estrutura necessária para utilização das bibliotecas interativas.

Segundo a secretária de educação, Veraluz Ribeiro Barbosa, o uso dos novos recursos é obrigatório e faz parte da avaliação normativa: "Os módulos de português e matemática foram aumentados para que as disciplinas sejam melhor exploradas e haja tempo hábil para utilização dos recursos audiovisuais, como a DVDteca e o laboratório de informática”. A secretária afirmou ainda que toda a comunidade terá acesso aos livros, que atendem, inclusive, nível universitário (nas áreas de pedagogia, educação e social) e a expectativa é que o cronograma e atendimento por duas bibliotecárias sejam ativos ainda em fevereiro.

O investimento em livros, estrutura física, laboratório de informática e equipamentos de recurso visual giram em torno de 500 mil reais. Para a secretaria de educação, as técnicas de educação moderna implantadas num ensino eficaz como o do município de Tapira são muito importantes para manter o nível alto de resultados em avaliações externas conquistados pelo ensino municipal.