05 SET 2013
ALUNOS DO ENSINO MUNICIPAL COMEMORAM DIA CÍVICO

As escolas municipais e a estadual de Tapira, a Turma do PROERD 2013, coordenadas pela Secretaria de Educação do Município e apoio da Prefeitura Municipal, desenvolveram um grande projeto para comemorar um dos dias mais importantes da história do país: o 7 de setembro.

O projeto, que propôs a reflexão a respeito da conquista da independência do país, contou com a participação da Banda da Polícia Militar de Uberaba e do Tiro de Guerra de Araxá e da Polícia Militar e Ambiental.

Em virtude das agendas dos militares e alguns outros organizadores, o evento aconteceu na manhã do dia 3, terça-feira, mas isso não impediu que a proposta fosse atingida. O hasteamento das bandeiras (nacional, estadual e municipal) aconteceu ao som do Hino Nacional e Hino da Independência tocados pela pela Banda da Polícia Militar de Uberaba.

Os alunos encenaram em forma de dança, teatro e desfile a independência do Brasil e o orgulho de ser brasileiro. Nos intervalos de cada apresentação a banda da polícia militar entoava músicas que envolveram as centenas de pessoas (entre governantes, convidados de honra e civis) e esclareceram o real sentido da comemoração da data.

O encerramento do evento se deu com um desfile cívico dos alunos e militares (que trouxeram várias viaturas) marchando ao som da fanfarra do Tiro de Guerra de Araxá e da Banda da Polícia Militar de Uberaba.

A Secretaria de Educação e Prefeitura de Tapira agradecem ao apoio recebido pela PM de Uberaba, PM de Tapira e Araxá, além do Tiro de guerra de Araxá que fizeram com que a celebração da data fosse mais realista e próxima dos alunos, numa atividade extracurricular que foi uma verdadeira aula de história, tanto para os alunos, quanto para os presentes e convidados.

O projeto deve ter continuidade abrangendo outras matérias da grade curricular obrigatória de ensino com novas apresentações que envolvem toda comunidade tapirense.