12 AGO 2013
Pesquisadores da USP visitam a Escola Alvina Alves de Rezende

Na ultima sexta-feira (09) a cidade de Tapira recebeu a visita de um grupo de pesquisadores da USP - campus de Ribeirão Preto/ SP - na foto acima a Diretora Ana Lúcia recebe o grupo em sua sala na escola. O motivo da estadia desta equipe em Tapira é que a Escola Municipal Alvina Alves de Rezende foi apontada por eles como uma das 10 melhores escolas públicas do país.

"Foi elaborado um modelo matemático específico para detectar as escolas com melhor desempenho. Este modelo comparou o investimento por aluno em educação com as notas obtidas na Prova Brasil. Levamos também em consideração alguns outros aspectos peculiares a cada região e chegamos ao resultado" - explica Gabriel de Paula Caraça, aluno do curso de Administração da USP Ribeirão Preto.

Com o intuito de desvendar os pormenores do sucesso da educação tapirense a equipe da USP visitou a Escola Municipal Alvina Alves de Rezende e a Secretaria de Educação de Tapira. Para extrair todos os dados necessários foi montada uma equipe multidisciplinar, que contou com alunos dos cursos de Administração e de Pedagogia, além do Professor do Departamento de Economia e Administração, Sr. Alexandre Pereira Salgado Júnior, que é mestre e doutor em Administração.

"A ideia da nossa visita é levantar as práticas pedagógico-financeiras que fazem desta escola uma referência a nível nacional. Já visitamos algumas escolas e ainda visitaremos outras mais, sempre com este interesse, descobrir quais as práticas ligadas a pedagogia e à parte financeira que as fazem se destacar. No final do nosso trabalho de campo iremos criar um manual de boas práticas pedagógico-financeiras com o intuito de auxiliar as demais escolas do país a chegarem ao nível que estas 10 já se encontram" - destaca Gabriel.

"A minha satisfação é muito grande pela nossa educação ter chamado a atenção de pesquisadores de uma universidade de tamanha importância quanto à USP. Em Minas Gerais nossa escola foi a única do interior a figurar nesta lista das 10 melhores do país. Isto prova que o nosso trabalho tem sido bem feito, tem gerado bons frutos e, agora, é reconhecido" - palavras da Sra. Veraluz Ribeiro Barbosa, Secretária de Educação de Tapira.