31 MAI 2013
AGRICULTURA
Prefeito de Tapira busca benefícios para produtores rurais junto ao Ministério da Agricultura

O Prefeito de Tapira, Lavater Pontes Júnior (Barroso) esteve na última semana em Brasília onde se encontro com o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade Eustáquio Ferreira (Toninho Andrade) quando trataram de diversos assuntos de interesse do município de Tapira.

Entre esses assuntos coube maior destaque ao Projeto Pro-Leite, criado pelo prefeito de Tapira, pioneiro no país e já premiado pela Assembléia de Legislativa de Minas Gerais. O Pro-Leite é um projeto de distribuição de renda para os produtores rurais de Tapira com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do homem do campo aumentando sua capacidade produtiva.

Nos últimos quatro anos mais de 700 famílias foram beneficiadas com o projeto. Estas famílias receberam auxílio na compra de insumos agrícolas, assistência técnica especializada, ganharam da prefeitura municipal o transporte do calcário, em alguns casos receberam também sementes para o plantio de milho entre vários outros benefícios. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura são gastos aproximadamente R$ 5 mil/ano por cada produtor cadastrado. Isso fez com o que o Pro-Leite alcançasse destaque nacional e se tornasse um projeto modelo para várias outras cidades.

O que a Prefeitura de Tapira quer agora é ampliar a área de abrangência do Projeto, oferecendo ao produtor rural adubo a um preço simbólico, tendo em vista o fato de que o município tem dentro do seu território a maior mina de fosfato do Brasil (matéria prima na fabricação de adubo).

Para que isso ocorra é necessário que sejam efetivadas parcerias para ajudar a Prefeitura Municipal a oferecer mais esse benefício ao produtor rural. Foi justamente em cima disso que o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, fez um compromisso com o Prefeito Barroso: A Prefeitura irá disponibilizar o terreno e infra-estrutura e o Ministério da Agricultura disponibilizará recursos para a construção e equipamento da fábrica de adubos.

Em junho de 2012 esse mesmo Projeto foi apresentado à Vale Fertilizantes onde o Governo de Tapira solicita à empresa a doação do fósforo (material extraído em Tapira) para a fabricação do adubo. Seria algo em torno de 525 toneladas de fósforo, suficientes para se produzir adubo para 3.500 hectares de terra atendendo assim a aproximadamente 700 produtores rurais em 5 hectares por produtor.

Além do fósforo a Vale Fertilizantes disponibilizaria também o transporte do mesmo de Uberaba para Tapira, uma vez que os caminhões que transportam material da Unidade da Vale em Tapira para Uberaba voltam vazios para o CMT o que não oneraria a empresa.

Segundo os cálculos realizados em junho do ano passado a doação do fósforo e o transporte do mesmo custaria aos cofres da Vale Fertilizantes algo em torno de R$ 367 mil (cálculos extra-oficiais) o que geraria um benefício de R$ 525/ano para cada produtor cadastrado no projeto.

Como se pode ver, “tem tudo pra dar certo”. A Prefeitura de Tapira vai disponibilizar o terreno e a infra-estrutura, o Ministério da Agricultura irá auxiliar na construção e equipamento da fábrica e agora falta somente a posição da Vale Fertilizantes quanto a doação do fósforo para que mais esse benefício possa chegar ao produtor rural de Tapira que irá pagar pelo adubo apenas o equivalente aos outros componentes do adubo e o custo de produção.