14 MAR 2012
AGRICULTURA
Produtor rural colhe frutos de parceria

O Programa Minas Sem Fome do Governo Estadual em parceria com a EMATER-MG tem garantido aos agricultores familiares do município de Tapira sustentabilidade, fato que contribui muito para a permanência do homem no campo. Destacam-se as doações de sementes de milho, feijão, hortaliças e também árvores frutíferas. No ano de 2012 a expectativa é de receber 1.220 pintanhias, 1.220 kg de ração inicial e 1.220 kg de ração de crescimento.

Com a semente de milho o produtor tem garantido alimentação para o gado no período critico do ano onde falta a pastagem, e ainda produz alimentos para suínos e aves. Com as outras sementes ele obtém hortaliças, verduras e legumes para o sustento da família - tudo sem o uso de defensivos agrícolas, ou seja, uma produção orgânica, que é muito nutritiva e faz bem para saúde dos seres humanos.

Com a semente do feijão o produtor tira o que necessita para o consumo da família e comercializa o excedente no comercio local. A prova do que estou falando é o produtor rural Damião Gomes Pereira com a sua família no Projeto de Assentamento Nova Bom Jardim. Utilizando a semente de feijão do Minas Sem Fome do ano de 2010, ele plantou 12 kg e colheu 18 sacos de feijão do tipo carioca.

Neste ano o produtor já plantou 10 kg de semente de feijão e espera uma colheita muito boa. O diferencial é que no ano passado Damião plantou no sistema convencional e neste ano, com a orientação técnica da EMATER-MG, já esta realizando o sistema de plantio direto - o que garante um melhor uso do solo, aumento da produtividade, evitando a erosão, preservando o meio ambiente e também barateando o custo de produção, o que resulta em mais lucro para o produtor.

Para realizar o plantio, Damião contou com o total e irrestrito apoio do PRÓ-LEITE, programa da Secretaria de Agricultura do Município de Tapira que tem incentivado sobremaneira a agropecuária em todo o município.

O extensionista da EMATER-MG, Sr. Marcio Rodrigues de Souza relatou o seguinte à nossa reportagem: “fico muito satisfeito com o Programa Minas Sem Fome, que realmente é muito importante para o pequeno produtor, dando a ele sustentabilidade e garantindo a renda que proporciona a ele e sua família uma melhor qualidade de vida”.