18 OUT 2021
1º Encontro de Carreiros Oficial
Evento agora faz parte de calendário cultural da cidade e deve ocorrer anualmente
A Prefeitura Municipal de Tapira, através das Secretarias de Educação e Cultura e de Agricultura, realizou no último final de semana o primeiro Encontro de Carreiros Oficial, cumprindo uma das ações da “8ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural”. Este evento valoriza e preserva a cultura popular e o patrimônio cultural que permeiam a nossa história e expõe a importância do carro de boi como manifestação cultural para o município de Tapira - MG.

O carro de boi tem papel importante aqui em Tapira. Era utilizado por nossos antepassados como meio de transporte de produtos agrícolas, de animais de pequeno porte e de pessoas. Nos dias atuais, com a modernização, o carro de boi tem a sua funcionalidade um pouco reduzida na zona rural, porém, é destaque na cultura do nosso município, sendo exposto como ornamento em propriedades rurais e eventos culturais locais e regionais.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Josenice Terezinha de Paiva Marques, o município conta com grande acervo de carros de bois os quais já foram inventariados com registro no IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e a realização do encontro dos carreiros este ano sinaliza oficialmente o ingresso da manifestação no calendário cultural do município. O evento foi marcado pela recepção aos carreiros, apoio durante todo o trajeto percorrido, houve a bênção religiosa no local de chegada, além da comida típica preparada conforme a tradição do município, servida aos carreiros e convidados, o momento foi animado com muita música e arrasta pé.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo de Souza, destaca a emoção vivida pelos carreiros e demais envolvidos durante todo o evento, enfatizando que a prática de carrear está no sangue dos tapirenses, que mesmo após gerações ainda perpetuam a arte deixada pelos seus antepassados.