Projeto Cinesolarzinho é o primeiro cinema solar do Brasil se apresentou em Tapira
Com apoio da CBMM e atividades gratuitas para a população, Cinelorzinho se apresentou em Tapira com o filme “Fala Sério Mãe”, na última quinta-feira, 07 de abril, no largo da Prefeitura Municipal. A parceira que viabilizou o projeto inédito no Brasil em nossa cidade só foi possível graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
O cinema solar é basicamente uma van adaptada com placas de energia solar que captam a luz do sol e transforma em energia para mover o equipamento tecnológico: um projetor que envia as imagens do filme para um telão. Desde crianças até os adultos participaram da noite que contou também com mostra de curtas metragens e distribuição de pipoca para os presentes.
“As atividades culturais e artísticas são de suma importância para a formação do ser humano e a nossa felicidade é proporcionar isso a toda comunidade, já que sabemos que muitas crianças e adultos ainda não tinham tido a oportunidade de ir ao cinema, por exemplo. Isso sem falar da questão da sustentabilidade, que é um assunto muito importante a ser debatido e esse projeto demonstra que com recursos naturais podemos ter acesso à muitas oportunidades”, afirmou a secretária da pasta, Josenice.