13 MAI 2022
INSTITUÍDA GUARDA PATRIMONIAL EM TAPIRA
Dentre as ações, a prevenção a delitos e vandalismo é a mais necessária
A Prefeitura Municipal de Tapira através da Secretaria de Segurança Pública instituiu a Guarda Patrimonial, um serviço público municipal de proteção dos bens e prédios utilizados pela administração municipal. A demanda surgiu devida inúmeros casos de vandalismo e depredação de prédios públicos, que geraram gastos não planejados aos cofres da prefeitura.

Desde abril, todos os prédios estão sendo guardados dia e noite. Dentre as atribuições do guarda estão o trabalho de vigilância local, controle de entrada e saída de pessoas, identificação de possíveis pontos vulneráveis nos locais que atuam, guarda dos prédios e proteção e desvio de trânsito de pessoas e veículos em locais de obras públicas.

Os guardas patrimoniais estão fazendo a proteção escolar, uma rede de proteção que conta com um agente patrimonial em cada instituição de ensino municipal trazendo mais segurança pra comunidade escolar.

A guarita do Centro de Saúde Municipal também está resguardada pelo serviço, que além do controle de fluxo de pessoas, também dinamizou o estacionamento do hospital, de forma ordenada para liberar o trânsito mais rápido e seguro de ambulâncias e pacientes.

No CETAP a vigilância também é feita, o que aumenta a segurança das crianças que utilizam o local para esporte e lazer, além de diminuir atos de vandalismo que eram frequentes, já que o espaço é amplo.

Toda a comunidade é beneficiada pelo serviço da Guarda Patrimonial, que aumenta da sensação de segurança da população, que recebeu com entusiasmo a inovação. Para a Prefeitura Municipal é mais eficaz inibir e prevenir ações de vandalismo, crimes e delitos e auxilia no trabalho da PM, que continua ativo, sendo a Guarda Patrimonial de uso exclusivo do poder público municipal.