12 MAR 2015
Equipe do PSF participa de curso sobre saúde mental

A equipe de auxiliares de enfermagem e agentes do Programa Saúde da Família de Tapira está participando do curso Caminhos do Cuidado, que tem como foco a formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas).

O curso, que teve início na terça-feira (10) e terá sequencia nas próximas terças-feiras, e está sendo ministrado na cidade de Ibiá, foi elaborado pelo Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Grupo Hospitalar Conceição.

Dentre os principais atividades desenvolvidas com os alunos estão um roteiro de desenvolvimento das atividades cotidianas como uma introdução à temática das drogas, as políticas públicas existentes de atenção básica relacionadas ao tema, textos de apoio e banco de casos.

"O curso Caminhos do Cuidado tem sido muito importante para a nossa equipe. Ele tem nos ajudado a trabalhar melhor com pessoas com alguma dependência química, nos ensinando como abordar, encaminhar e conseguir a confiança delas para desenvolver uma ajuda efetiva" - explica Valdirene Mendonça Rezende, Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família em Tapira.