27 NOV 2014
Escola Alvina Alves Comemora o Dia da Consciência Negra

Na semana que se comemora o dia da Consciência Negra, a Escola Municipal Alvina Alves de Rezende, promoveu uma exposição de produtos e fotos de afro-brasileiros em parceria com os alunos do Ensino Fundamental II.

O objetivo da exposição foi resgatar a cultura afro, valorizando os afrodescendentes e suas contribuições para o desenvolvimento do nosso país, com a culinária, danças, músicas, religião, costumes, artesanato, miscigenação, entre outros.

Todos os alunos tiveram a oportunidade de participar e interagir nas aulas com os professores sobre a importância dos africanos para a formação do Brasil.

Nas turmas dos Sextos Anos, foi promovido um concurso fotográfico intitulado "Cidadão Tapirense Afro brasileiro", que teve como objetivo estimular a criação fotográfica como manifestação artística e cultural, buscando um rompimento do preconceito quanto à identidade entre o negro e sua cultura. Através dele foram registradas e divulgandas expressões culturais africanas, além de valorizar a importância desta cultura para a história tapirense, bem como a valorização de sua beleza.

Além das fotos de afrodescendentes, os alunos fizeram a biografia dos modelos fotográficos, registrando suas histórias e costumes.

Os critérios de avaliação das fotos selecionadas para entrega dos certificados de reconhecimento pelo trabalho de resgate cultural em nossa cidade, feito pelos alunos, foram: cidadão tapirense da Melhor Idade; cidadão tapirense em destaque e aluno afrodescendente.

Os vencedores do concurso foram:

1º lugar: Anselmo Herculano Cardoso, com 86 anos, aposentado, descendente de escravos, nascido e criado em Tapira. Ainda guarda memórias e costumes de seus antepassados.
Alunos responsáveis: 6º A (Carlos Eduardo e Marco Antônio)

2º lugar: Dedivânia Rosária S. Fernandes, 13 anos, estudante, descendente afro. Relata que sua família materna são descendentes afros, sempre se reúnem para preservação de seus costumes e preparo de deliciosas receitas da culinária afro brasileira, passadas de geração em geração.
Alunos responsáveis: 6º A (Dedivânia, Thayná, Josimar e Beatriz)

3º Lugar: Débora Cristina Fernandes, 42 anos, funcionária pública. Descendente afro-brasileira, gosta de manter a tradição culinária deixada pelos seus antepassados.
Alunos responsáveis: 6º C (Pedro Victor, Lucas Paschoal, Lucas Vinícius, Diovane e Victor Hugo).