31 OUT 2013
PROMOÇÃO SOCIAL
Palestra Qualidade de Vida na Melhor Idade na Semana da Melhor Idade

A 4a Semana da Melhor Idade em Ação está movimentando Tapira. O grupo de idosos está participando em grande número das atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com o Cras.

A manhã de hoje (31) foi marcada por muita animação e dança. O professor de música do Cras, Sidney Levi, comandou a cantoria enquanto o grupo dançou e acompanhou a melodia. O Coral da Melhor Idade se apresentou com a Banda Os Pássaros antes da grande atração da manhã: a palestra “Qualidade de Vida na Melhor Idade”, ministrada pela enfermeira Maria Cleonice de Souza, do Hospital Oncológico Helio Angothi, de Uberaba.

O principal objetivo da apresentação é conscientizar os idosos sobre a importância de cuidar da saúde (física e mental) para melhorar a qualidade de vida numa fase em que tudo se torna mais delicado no corpo. Segundo a enfermeira, o envelhecimento saudável depende de vários fatores, mas principalmente da noção de que o acompanhamento médico e a prática de atividades físicas contribuem diretamente nisso: “Manter a alimentação regular e saudável, ingerir líquido em abundância, caminhar, fazer natação, participar de grupos de dança, música ou artesanato, manter a mente ocupada com raciocínio lógico e leitura são primordiais para que os idosos se sintam úteis e saibam que fazem a diferença na sociedade”.

Além disso, a enfermeira afirmou que buscar mais atividades e manter a ocupação evita uma das principais doenças que acometem a terceira idade: a depressão. “Ficar em casa, cuidar só da família, o desinteresse por sair, conversar, contribui e muito para que a gente fique deprimido. Buscar pensamentos positivos, ser ativo na prática religiosa e estar sempre participativo no convívio social, aumenta a aceitação das dificuldades naturais do envelhecimento”, disse Maria Cleonice, que ainda deu dicas de prevenção de doenças mais comuns na velhice e enfatizou a importância de manter um acompanhamento médico e realizar exames anualmente para minimizar as limitações do avanço da idade. A palestra faz parte do Programa de Educação Ambiental da Vale Fertilizantes em parceria com a Associção de Combate ao Câncer do Brasil Central.

A manhã terminou com uma dinâmica de grupo e café da manhã de confraternização.

As atividades da Semana da Melhor Idade se encerram amanhã, com o Dia da Beleza a partir das 8 da manhã no Cras e o Jantar com Baile Dançante, a partir das 19 horas, no Almoxarifado.