16 JUL 2015
PROMOÇÃO SOCIAL
10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Com o tema "O SUAS que temos e o SUAS que queremos" foi realizada na última terça-feira, no CETAP, (14) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Tapira/ MG.

Prestigiaram o evento dezenas de pessoas, além de várias autoridades, como a 1ª Dama Maura Assunção de Melo Pontes, secretários municipais e vereadores - fato que legitimou ainda mais a conferência.

"Conferência é um espaço que reúne a sociedade civil e o governo com objetivo de propiciar reflexão, levantar demandas e avaliar a política pública do município, visando fortalecer tanto a intersetoriedade quanto a participação na elaboração, avaliação e monitoramento das políticas trabalhadas" - destacou Sra. Deise Cristina Scofoni Gonçalves.

Deise, que foi a palestrante, destacou que "com dez anos do SUAS, nós precisamos avaliar a Assistência Social, reavaliando-a e restruturando-a para que possamos ter um planejamento para mais dez anos, que é nosso foco".

Durante o evento aconteceu ainda algumas apresentações de dança, o que tornaram o ambiente mais descontraído e agradável ainda.

Os participantes foram divididos em três eixos e debateram os temas: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS e; Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão.

Como resultado das discussões foram apresentadas várias propostas, dentre elas:

- Garantir concurso público para a formação da equipe que trabalham no SUAS;

- Viabilizar plano de carreira para os funcionários públicos;

- Realizar um estudo de todas as atividade, ações, programas e serviços desenvolvidos pela secretária de desenvolvimento social e analisar se os mesmos estão em conformidade com o SUAS e em consonância com a tipificação com os serviços sócio-assistenciais.