17 JUL 2015
Ampla fará digitalização de documentos públicos da microrregião

Foi anunciada durante coletiva de imprensa, concedida pelo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla), Lavater Pontes Júnior, a digitalização dos documentos dos oito municípios que compõem a associação (Araxá, Tapira, Ibiá, Medeiros, Perdizes, Pratinha, Campos Altos e Pedrinópolis). A coletiva tratou também da Copa Ampla que será iniciada no dia 18 de julho.

Segundo o presidente da Associação, um dos motivos para a digitalização é a quantidade de documentos pertinentes a cada órgão público. Ele ressalta que com o método o efeito jurídico do documento digitalizado é o mesmo que o de papel. “Vai ser uma vantagem muito grande, vamos conseguir reduzir a acumulação. Tudo será guardado em um banco de dados e quando for preciso achar algum documento, é só digitar a palavra chave e já teremos o documento original”, explica Lavater Pontes Júnior.

Ainda sobre a digitalização, o processo já estará disponível a partir da próxima semana, todos os documentos públicos da microrregião da Ampla poderão ser eletrônicos, porem os antigos dependem da solicitação de cada prefeitura. Responsáveis pelo setor devem separar os dados do período específico que desejam digitalizar e disponibilizar para a Ampla. Segundo a lei, com exceção dos documentos, atos e termos relativos à administração tributária, não há equiparação legal entre o documento original e o documento digitalizado.

Fonte: Diário Sintonia